Boa Vista / RR - sexta-feira, 29 de março de 2024

Artigos

Três testes simples para diagnosticar a doença renal

 

Milhões de pessoas estão em risco aumentado para desenvolver doença renal, e a maioria não sabe disso. A doença renal pode ser detectada e tratada precocemente, com a finalidade de prevenir a doença renal mais grave e outras complicações.

 

A Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) recomenda três testes simples para verificar se há doença renal:

 

1) Pressão arterial.

A pressão arterial elevada é a segunda causa mais comum de doença renal. A pressão arterial elevada também pode acontecer como resultado de uma doença renal. A pressão arterial de 140/90 ou superior é chamada de Hipertensão Arterial. Se você tem diabetes ou doença renal, os níveis de pressão arterial devem ser inferiores à 130/80. Manter a pressão arterial sob controle é importante para diminuir o risco de doenças no coração, rins, vasos sanguíneos e derrame cerebral.

 

2) Exame de urina.

Um exame de urina é um teste que verifica uma amostra de sua urina para identificar sangue, proteína, células inflamatórias entre outras coisas. Proteínas e células sanguíneas vermelhas e brancas não são normalmente encontrados na urina, de modo que no caso de sua presença acima da normalidade, pode significar doença renal. Proteína na urina é um dos primeiros sinais de doença renal, especialmente em pessoas com diabetes. Vários outros testes podem ser feitos para verificar a presença de proteína na urina. Um dos testes que é chamado de Razão Proteína/creatinina. É a maneira mais precisa para medir a proteína na urina. Um valor de 200 mg / g ou menos por dia é normal. Um valor superior a 200 mg / gm é considerado anormal. Outro teste, chamado de Razão Albumina/ Creatinina, é bom para as pessoas com risco aumentado para a doença renal - pessoas com diabetes, pressão alta, ou história familiar de diabetes, pressão alta ou doença renal. Um valor inferior a 30 mg / g por dia, é normal, já um valor de 30 mg / g, por dia ou mais, pode ser um sinal precoce de doença renal. Com qualquer um desses testes, você não precisa coletar uma amostra de urina de 24 horas, como era preconizado anteriormente, que podem ser difíceis de coletar.

 

3) Taxa de filtração glomerular (TFG).

TFG é estimada a partir dos resultados da creatinina no soro (ou do sangue). O TFG informa se os seus rins estão trabalhando para remover os resíduos do sangue. É a melhor maneira de verificar a função renal. Um teste de creatinina no soro (ou sangue) sozinho não deve ser utilizado para verificar a função renal. TFG é calculada utilizando a creatinina sérica e outros fatores, como idade e sexo. Nas fases iniciais da doença renal a taxa de filtração glomerular (TFG) pode ser normal. Um valor de 60 ou superior é normal (a TFG diminui com a idade). Uma TFG inferior a 60 é anormal e pode significar que você tem uma doença renal. Verifique com seu médico sobre o teste de teste de filtração glomerular (TFG). Se você está em maior risco de doença renal (tem diabetes, pressão alta, ou histórico familiar de diabetes, pressão arterial alta ou doença renal), você deve descobrir se tem uma doença renal. Pergunte ao seu médico sobre estes três testes simples. Eles devem ser feitos pelo menos uma vez por ano, de modo que se você tem doença renal precocemente, pode ser tratado de imediato. Doença renal precoce pode e deve ser tratada para evitar que fique pior!